Passeando pelo universo canino

Ração para cachorro

Quais os tipos e a melhor ração para cachorro?

A melhor ração para cachorro varia muito com cada animalzinho. Antes de testar algumas marcas com meu baby, eu sempre procurei pelas marcas de ração mais famosas no mercado. Depois, com o tempo e com o auxílio da opinião do veterinário do Luke eu fui direcionando qual era a melhor ração para ele. Pois sim, cada cachorro vai reagir de uma forma a cada ração, e a melhor ração para um, não é tão boa assim pra os outros. Então, quem vai decidir, efetivamente, qual a melhor ração é o próprio cachorro.

Contudo, o que o dono deve saber é que existem alguns tipos de ração quanto a seleção de ingredientes, quanto o tipo de proteína, quanto a indicação da idade canina.

Tipos de ração para cachorro

Ração Comum

Esse é o tipo mais barato e comum de ração. Geralmente você encontra em supermercados e grandes mercearias. São rações feitas por materiais menos nobres e muitas vezes não tem a quantidade de proteína suficiente, a composição é basicamente de muitos farelos (milho, arroz, trigo).

Ração Standart

Essa ração com um preço bom, também encontrada em vários locais. Tem um nível razoável de proteína em sua composição, contudo o custo benefício não é tão bom, pois parece que o cachorro nunca está “saciado”, logo você usa uma quantidade maior de alimento. Geralmente, esse tipo de ração não é feita com materiais selecionados, logo o valor nutricional para o cachorro é baixo, principalmente, por misturas muitos farelos e farinha de carnes e ossos.

Ração Premium

Aqui começa a ter “boas rações”. As rações Premium tem uma quantidade boa de proteína e de qualidade animal e vegetal misturadas. Tem antioxidantes permitidos, uma quantidade de fibras e aminoácidos que ajudam no transito intestinal e palatabilidade (gosto agradável). Essas rações são encontradas em alguns supermercados, mas as melhores podem ser adquiridas em agropecuárias e pet shoppings. Tem um preço muito bom, e ótimo custo benefício, pois assim como nos seres humanos, a digestão de proteínas é mais lenta, deixando o bichinho saciado por mais tempo.

Ração Super Premium

São muito parecidas com a premium, contudo a maioria de sua composição é por proteína animal. São rações mais caras, as proteínas utilizadas são amplamente selecionadas, de primeira qualidade (carne de frango, carne de peru, de frango, carne de cordeiro, peixe, salmão, etc.). Também possuem antioxidantes, fibras e aminoácidos naturais e permitidos. Tem boa palatabilidade, uma quantidade de gorduras boas e óleos animais e vegetais de qualidade.

Ração para cada fase da vida do cachorro

Filhotes (45 dias até 1 ano e 6 meses)

Antes dos 45 dias, o filhote deve se alimentar exclusivamente do leite materno da cadela, assim como nos bebês humanos, os cachorros filhotes também ganham imunidade e precisam muito do leite. Depois desse período é já é possível dar rações secas ou úmidas para eles. O bom é sempre começar com as “rações de papinha” e ir substituindo gradativamente pelo grão mais duro. Depois que o filhote troca definitivamente o leite pela ração, é hora de manter somente a ração seca em suas refeições, várias vezes ao dia, de acordo com a quantidade sugerida na embalagem. Aqui o ideal é escolher uma boa ração, pois o cachorro está formação.

Cães adultos (1 ano e 6 meses até 7 anos)

É basicamente a mesma ração de filhote, na versão adulta, com outros nutrientes agora para a alimentação do cachorro em sua fase de consolidação, na qual precisa de mais energia, tem um tamanho maior, dentes e pelos mais desenvolvidos. Nessa etapa, o cachorro come menos, geralmente 2 vezes por dia de ração já é o suficiente. Eu sempre acompanhei os veterinários que consultaram o Luke, me alertar para dar esse tipo de ração só a partir de 1 ano e 6 meses, pois cada cachorro tem uma fase de desenvolvimento variável.

Cães idosos (7 anos em diante)

Tão importante, quanto a ração específica para filhote, é a ração para cães idosos. Esse tipo de ração tem muitas peculiaridades, começando pelo formato do grão - são mais aerados ou furados no centro -, são mais macias para facilitar mastigação. Tem nutrientes adequados para a idade do seu cãozinho, de menor quantidade de calorias, uma suplementação com cálcio, e outros minerais.

Tipos de proteínas das Rações para cachorro

  • Proteína vegetal: Como o próprio nome já diz, são rações baseadas em proteínas vegetais.
  • Proteína Animal: São rações compostas por proteína animal.

A grande maioria das rações vem com proteínas vegetais e animais misturadas, com exceção de algumas Rações super Premium. Já usei esses dois tipos de proteína com o Luke, porém a ração animal é mais digestiva em relação a vegetal, vou publicar um post somente sobre isso explicando tudo pra vocês.

Por enquanto, acho que já temos um bom começo para pensar a escolha na ração de nossos fofuxos.