Passeando pelo universo canino

Como alimentar o cachorro

Hora da comida: Como realizar uma boa alimentação canina


A hora da refeição do cão é tão importante quanto a hora do passeio e das atividades físicas, ambas precisam ser equilibradas e terem uma certa rotina, de preferência começando com o cachorro ainda filhote. Como falei em outro post, o cachorro vai fazer o que for acostumado pelo seu dono.
Muita gente pensa que alimentar um cão é apenas deixar a comida num potinho e rezar para que ele não suje o local. Posso afirmar que alimentação canina pode ser também  um exercício para treinar seu cão a respeitar vc e aprender a ordem hierárquica da casa.

Eu sempre recomendo que o pote de comida seja separado da água, pois assim fica mais fácil administrar a comida do cão em horários, por exemplo de 4x ao dia de 4 em 4 horas e assim por diante. Assim como nós temos horários para comer, seu cachorro também deve seguir o mesmo, logo estipule horários para fracionar as refeições dele colocando sempre hora a comida no pote apenas no momento em que ele for comer e não deixe a vontade para o cão.

As porções da ração para cachorro (o que certamente é a melhor opção para a saúde do seu cachorrinho) devem seguir as orientações da quantidade de cada embalagem, que são referentes para cada idade. Se vc optar por uma alimentação natural para cachorros, saiba que existem muitas opções de frutas e leguminosas que seu cachorro poderá comer. 

Quando vc colocar a comida do seu cachorro, fique tranquilo, sem agitação. A refeição deve ser uma hora tranquila e agradável para o cão. Geralmente é recomendado que você acalme o cão se ele estiver agitado, peça para ele sentar ou use o comando "ficar", pois ele não deverá ser recompensado com um pote de comida se estiver com mal comportamento. Fazendo isso você estará afirmando essa atitude do cão e ele se acostumará assim. 

Luke baby dentro do pote de comida.

Eu geralmente com o Luke faço o seguinte procedimento:

  1. Sempre como primeiro e nunca dou atenção ou restos de comida para o cachorro, assim ele saberá que essa é a hora da refeição dos humanos e não ficará pulando ou querendo chamar atenção, competindo com a nossa comida;
  2. Peço para ele sentar, quando ele fica calmo, pego o pote de ração, coloco a comida e mexo um pouco com a minhã mão para que ele sinta meu cheiro ao comer;
  3. Depois disso coloco um pouco de ração no pote e balanço para que o barulho faça ele me olhar, após contato visual eu coloco o pote de ração no chão, espero um pouco e libero para ele comer com o comando "come"(para fazê-lo, você pode colocar a comida no chão e segura seu cachorro até falar come, com o tempo ele acostuma);
  4. Feito isso, quando o Luke está comendo a ração eu coloco minha mão sobre o pote bloqueando momentaneamente a comida  por uns 2 ou 3 seg e tiro a mão, ou também retiro o pote dele pelo mesmo tempo e coloco de novo. Assim ele entende que a comida sou eu que estou dando para ele, que eu controlo a comida,  evitando assim a agressividade canina por comida.
  5. Caso ele recusar a comida, eu retiro o pote e dou novamente em outro horário. A mesma coisa é se o cachorro deixar comida no potinho de ração, retire-o deixando para a próxima refeição.

    Caso, vc trabalhe e fique um pouco sem tempo para fracionar a comida do seu pet, faça o exercício acima pelo menos na primeira vez que colocar comida no pote e depois quando chegar do trabalho, passeio ou nos finais de semana.